quarta-feira, 6 de abril de 2011

Usina Nuclear

Trabalho de Quimica, Fisica e Sociologia
Grupo: Alexandre Denys, Mateus Nunes, Felipe Lopes, Jade Vazquez, Leonardo Gomes e Lucas Conti Bruno
Turma: 1031

Introdução
As usinas nucleares funcionam como uma das alternativas para a geração de energia elétrica, que por causa das bombas lançadas em Hiroxima e Nagazaki  são muito polemicas, principalmente no Brasil,  onde  temos várias opções  de fonte de energia  menos perigosas sob o ponto de vista de desastre, ou qualquer mal funcionamento.
  A energia nuclear quando fora de controle pode acabar com a civilização local e entorno por vários anos.
           Ex: usina nuclear de chernobyl  Reatores nucleares não explodem como bombas nucleares, porque foram construídos com características diferentes. O nível de enriquecimento do combustível nuclear (3%) não é suficiente para isto. O que pode acontecer é uma explosão de origem térmica, causada por perda do controle da reação e deficiência dos sistemas de refrigeração do vaso do reator
 
O funcionamento das usinas nucleares 
 A reação nuclear ocorre quando um nêutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a um nível de energia acima do normal; ou seja, fica excitado. Esse átomo tende então a se fragmentar, no processo chamado "Fissão Nuclear".
 
Tipo de Usinas Nucleares.

As usinas nucleares são classificadas em função do fluido que resfria o reator. Há reatores refrigerados a gás, reatores a água fervente, reatores de água leve moderado a grafite, reatores a água pressurizada, reatores a água pesada, reatores regeneradores refrigerado a metal líquido, reatores regeneradores rápidos refrigerados a gás e outros. 
Exemplos:

1- Tipos com reatores moderados e refrigerados a água leve, utilizado em 79 % das usinas do mundo :
O reator é comparável a uma fornalha onde utilizamos o combustível nuclear para a produção do calor que vai aquecer na caldeira a água, gerando vapor para a turbina, e esta turbina, por sua vez, moverá o gerador que produz a energia elétrica. O conjunto é uma máquina térmica com a fornalha substituída pelo reator nuclear. O combustível produz o calor pela fissão e necessita de um Refrigerante, que é o veículo pelo qual o calor é retirado do reator de modo a aquecer a água e transformá-la no vapor, que acionará a turbina. 
   
 O Reator Moderado, serve para diminuir a velocidade dos nêutrons que intervêm na reação nuclear, tornando-os lentos a fim de aumentar a probabilidade de ocorrência de fissão. A moderação pode ser feita pela injeção de boro no circuito primário ou pelo uso de barras de controle
Uma Usina Nuclear possui três circuitos de água: primário, secundário e de água de refrigeração. Esses circuitos são independentes um do outro; ou seja, a água de cada um deles não entra em contato direto com a do outro.
2- Tipo de usinas PWRs com urânio enriquecido e água leve pressurizada, como do tipo das usinas utilizadas pelo Brasil em Angra dos Reis 
O urânio usado em usinas nucleares não é o natural, sendo obtido a partir dele pelo processo de enriquecimento. Na natureza existem vários "tipos" de urânio, chamados isótopos.
O urânio mais comum na Natureza é o urânio-238. O processo de enriquecimento consiste em adicionar urânio-235, obtendo-se uma mistura dos dois isótopos, cuja proporção depende da aplicação.
Isto é feito porque o urânio-235 (U-235) é altamente fissionável, enquanto o urânio-238 (U-238) é bem mais estável, o que permite controlar a energia produzida na reação em cadeia através da proporção entre eles.
O núcleo de um reator consiste de um conjunto de vários tubos longos com pastilhas de dióxido de urânio, substância que contém átomos de urânio. No urânio ocorre uma reação em cadeia causada pelas fissões do urânio-235, e a energia liberada é absorvida pelo material do reator na forma de calor - a energia nuclear contida nos núcleos atômicos é transformada em energia térmica. A temperatura da água usada para refrigerar o reator nuclear de Angra chega a 320 ºC. 
A transformação de energia
Como em qualquer usina termoelétrica (no caso, termonuclear), o calor é usado para vaporizar água. O vapor é forçado a passar pelas pás de uma turbina e a girá-la - a energia térmica é transformada em energia mecânica de rotação. O eixo da turbina comunica-se com um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia elétrica é então conduzida, através de fios e torres de transmissão, até as casas, indústrias, etc.
O processo de geração de energia elétrica a partir da energia nuclear. então, pode ser esquematizado em três passos:
1 - No reator: transformação da energia nuclear em energia térmica, através da reação nuclear em cadeia
2 - Na turbina: transformação da energia térmica em energia mecânica, através da ação do vapor d'água aquecido
3 - No gerador: transformação da energia mecânica em energia elétrica
 

Como é o funcionamento de um Gerador. 
 
Você sabia
 
À medida que o tempo passa, o urânio do reator vai sendo "gasto". Após 3 anos, cerca de 75% do urânio-235 desaparece, sendo substituído pelos produtos de fissão (como o estrôncio-90 e o famoso césio-137) e por outros elementos químicos (como o plutônio, o netúnio e outros isótopos do urânio), originados quando o urânio emite radioatividade ao invés de sofrer fissão. Essas substâncias são conhecidas como "rejeitos radioativos" ou "lixo atômico", e algumas são extremamente radioativas, gerando lixo atômico.

 
Fissão Nuclear
 
 
 
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Globalização e a Inclusão Social


Trabalho de Historia e de Geografia
Grupo: Alexandre Denys, Mateus Nunes, Felipe Lopes, Gabriel Gonçalves e Jade Vazquez
Turma: 1031

Introdução
            A Globalização é um dos processos de aprofundamento da integaração economica, social, cultural, politico,entre todos no território nacional, bem como entre muitos paises em que a internet, e a comunicaçao via satelite permite o conhecimento de todos os fatos
Globalização acontece todos os dias. Pode ser considerado um termo sinônimo de evolução ou ainda tecnologia. Mas a palavra se refere à introdução do mundo no avanço nos mais diversos campos.
Mesmo se referindo à integração social, econômica, cultural e política, o processo acaba causando uma forte exclusão social. Com a globalização, muitas pessoas acabam ficando pra trás, por não conseguir acompanhar o desenvolvimento.
       As pessoas de  com falta de recursos, com deficiências físicas , ou com problemas de sentidos tem  dificuldade para se incluir no mundo capitalista e assim, acabam não participando disso tudo, e por isso são excluídos da sociedade friamente. É um processo bom e ao mesmo tempo ruim. 
      A inclusão social passa também pela situação dos deficientes físicos que com advento da globalização estão conquistando seu lugar no espaço, tendo leis que os amparam, como banheiros especiais, rampas, ônibus,  ruas marcadas para cegos, sinais sonoros, ou mesmo sinais para surdos, televisões com legendas, e outras inovações que incluem o deficiente .Temos também que ver que as outras minorias estão também recebendo  tratamento com relação aos problemas que enfrentam , para que possam acompanhar a evolução do mundo, podendo estudar trabalhar e se sustentar.Cada vez mais necessitamos de qualificar a mão de obra  

FAIXA  PARA CEGO
FAIXA  PARA CEGO
ÔNIBUS PARA DEFICIENTES

RAMPA PARA DEFICIENTES


 1-Globalização e  o desenvolvimento das relações 
Hoje em dia estamos, tendo cada vez mais acessos as inovações pela globalização do planeta, onde indústrias e conhecimentos espalham-se por todos os cantos do planeta. Todas as nações estão cada vez mais dependentes uma das outras, porém esse movimento não é atual, ele iniciou-se ainda no século XVII e acelerou-se a partir do século XIX, como o próprio Karl Marx escreveu no tão falado, e contestado “Manifesto do Partido Comunista”: 
Na globalização existe a necessidade de acompanhamento do capital humano nos países, em especial nos países em desenvolvimento, para conseguirem acompanhar o nível de concorrência internacional. Onde vemos várias empresas multi nacionais, como a Coca-Cola, e as nossas Petrobras e Vale do Rio Doce, que já estão em vários países e tem operação e funcionários nestes países.
Mapa da Coca Cola no mundo em 1996
 A Queda da Bastilha
   Os conflitos atuais que aconteceram na  Tunísia, Egito e Líbia repercutiram  muito mais rápido do que os conflitos incentivados pela Independência americana de 1776 , como  a  Queda da bastilha 14 de julho de 1789,  sendo um exemplo de começo da  globalização, pois após os eventos houveram  vários conflitos inspirados por esses ideais,  apesar de 13 anos de diferença
 A GLOBALIZAÇÃO E O TRABALHO
As transformações desta globalização e relação de trabalho, que faz parte da inclusão social têm segundo Pochmann (2001) três grandes ondas de inovação
 1-  Revolução industrial, a mecanização o aumento da produção e a relação do operário indústria
 2-  1870 a 1910, radical modificação na divisão de trabalho,o aumento desta  produção com vários novos materiais
3-  A terceira onda , vemos a s relações de informática e comunicação, como especiais a partir  de 1970
1-Revolução Industrial
Máquina a vapor (1770 a 1870)
 2 – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 1870 A 1910
 3- A REVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA

CONCLUSÃO 
  De maneira geral pode-se concluir que o impacto da globalização, juntamente com a nova revolução tecnológica, teve efeitos muito significativos na economia nacional, onde setores produtivos foram alterados por pressões da concorrência externa, privatizações e melhorias na qualidade da capacitação da mão-de-obra do país.